Paco Velásquez

Noticias

Noticias

Paco Velásquez triunfa em San Juan del Rio (Fotos)

"Uma faena plena de arte e bom toureiro" - assim classifica o jornal "El Sol" de San Juan del Rio, México, a actuação do novilheiro português Paco Velásquez (de Riachos) ontem no festejo que se realizou no redondel do Restaurante "Campo Bravo" e onde foi premiado com uma orelha, após diversificada lide em que evidenciou bem as suas potencialidades quer de capote, com as bandarilhas ou de muleta.








 

 

Paco Velásquez: as fotos do triunfo em Tlaxcala

 



Momentos do triunfo do jovem novilheiro português Paco Velásquez (de Riachos) no passado sábado na novilhada realizada na praça de Tlaxcala (México), onde cortou uma orelha no terceiro novilho que lidou por colhida do seu alternante Óscar Amador.

Os novilhos pertenciam à ganadaria de Haro e o diestro português voltou a deixar grande ambiente no México, onde se encontra há alguns meses a cumprir temporada.


Paco Velàsquez corta orelha em Tlaxcala


O novilheiro português Paco Velásquez cortou ontem uma orelha em Tlaxcala (México) no terceiro toiro que lidou por colhida de Óscar Amador, com quem actuava mano-a-mano. O diestro de Riachos foi silenciado no primeiro, teve divisão de opiniões no segundo e obteve a orelha no terceiro que lidou. O festejo registou dois terços de entrada e o novilheiro mexicano Óscar Amador foi colhido no seu segundo, sofrendo uma cornada grave de três trajectórias, de 25, 20 e 15 centímetros, respectivamente, tendo sido operado no Hospital Central deTlaxcala, onde está internado já em estado estável e livre de perigo.


 

Orelha a Paco Velásquez em Aguascalientes, cornada a Bustamonte

 

O jovem novilheiro português Paco Velásquez (nas duas fotos de cima) cortou ontem a única orelha da tarde na novilhada que se realizou em Aguascalientes (México), na praça de "San Marcos". O toureiro de Riachos, que desfruta já de imensa popularidade entre a aficion mexicana, assinou os melhores momentos do festejo durante a lide do seu segundo novilho, depois de ter sido ovacionado no primeiro, acabando por cortar uma merecida orelha.
Apesar do triunfo de Velàsquez novilhada ficou ainda marcada pela cornada sofrida por José António Bustamonte (na foto de baixo), ferida com duas trajectórias de 8 e 6 centímetros na perna direita, ocorrida quando enfrentava o quarto novilho da tarde. Foi levado para a enfermaria e depois para aClínica Guadalupe, onde foi operado, encontrando-se estável e fora de perigo.
Actuaram ainda Sérgio Garza (ovação e palmas) e Luis Miguel Cuéllar (palmas e silêncio). Lidaram-se oito novilhos: seis de Jorge de Haro, um de Castorena e outro de Ojo de Agua, desiguais de apresentação e jogo.







Paco Velásquez prepara-se no campo bravo Mexicano

O jovem novilheiro de Riachos tento no dia de ontem 3 vacas na ganadaria mexicana de José António Hernadez, onde se evidenciou uma enorme evolução no seu toureio! Paco desfrutou e fez desfrutar a todos os presentes no tentadero ate mesmo quando se subiu ao cavalo de picar e picou uma das vacas que toureou!! 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde hace ya más de dos meses se encuentra en tierras aztecas el novillero portugués Paco Velázquez, quién se ha sometido a una fuerte preparación para su próximo debut como novillero con picadores en México. Paco se traslado ya hace un par de años de Portugal a España para iniciar su carrera con el sueño de ser matador de toros, estuvo aprendiendo el abc taurino con el maestro Espartaco con quién estuvo más de un año y posteriormente se traslado a Sevilla en donde conoció al matador Alejandro Amaya quien se ha encargado de estarlo apoyando.

El joven espigado posee muchas cualidades y personalidad lo cual ya ha demostrado en diferentes plazas como la Real Maestranza de Sevilla, La Monumental de Barcelona y en Pamplona entre otras, donde ha toreado como novillero sin picadores dejando un buen sabor de boca.

La promesa portuguesa se traslado a México desde principios de octubre y se fue de inmediato a San Luis Potosí a la dehesa de Espíritu Santo propiedad de Don Pablo Labastida, en donde el novillero no solo ha estado preparándose taurinamente, si no también ha aprendido las labores de campo conviviendo con el toro bravo todo el día. De la misma manera ha estado en diferentes tentaderos en las ganaderías de Carranco, Jorge Hernández Andrés, Pepe Garfias y Marrón entre otras, en muchos de ellos acompañando al también novillero Fernando Labastida. En estas oportunidades el portugués ha podido disfrutar de la embestida del toro mexicano aprendiendo el arte del temple y la profundidad que permite el toro de aca.

Por ahora Paco Velázquez seguirá con su preparación para estar listo para su debut como novillero con picadores posiblemente en el mes de enero, aun su administración está cerrando el lugar y la fecha.

 

 

Paco Velásquez ovacionado em Arles

O novilheiro português Paco Velásquez actuo  na praça de toiros de Arles (16/8/10) em França onde obteve ovação em ambos os novilhos por o mau uso da espada!  Paco enfrentou-se a 2 novilhos complicados (como toda a novilhada) da ganadaria francesa de Yonnet!

 No seuprimeiro Velásquez apenas pude luzir-se a Verónica e mostrar ganas com a muleta já que o se oponente era impossível, matou de uma grande estocada e escutou uma ovação!

 

Já no ultimo da tarde o jovem novilheiro saiu a “por todas”, recebendo o novilho com uma larga cambiada de joelhos, com um vibrante recibo de capote que levou a uma forte ovação do publico francês, já com a muleta o novilho ficava-se curto por ambos os pitons e tinha uma investida muito violenta, Paco entendeuo novilho muito bem, dando-lhe as distancias perfeitas e a pouco e pouco foi apoderando-se do novilho, terminou a faena com o domino completo sobre o novilho e com alardes de valentia de joelhos, escutando fortes ovações, já com a espada o novilheiro “pinchou” 3 vezes, perdendo assim o troféu e resumindo-se tudo a uma forte ovação!!

 

Paco Velásquez deixou um enorme ambiente em terras francesas onde poderá regressar de novo em breve… 

                                                                                              


As imagens da actuação de Paco Velásquez em

Sevilla

 

 

 

 

 

AS IMAGENS DE ESPINOSA DE HENARES:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grande dimensão de Paco Velásquez em

Espinosa de Henares (Guadalajara)

O novilheiro Português Paco Velásquez actuou no passado domingo (6 de Setembro) na localidade de Espinoza de Henares obtendo uma tarde muito importante. O jovem novilheiro enfrentou-se a 2 novilhos da ganadaria de Juan Barriopedro de distinto comportamento, o 1º manso e complicado e um segundo nobre mas com pouco recorrido, em ambos os novilhos Paco mostrou uma enorme capacidade de resolver os problemas, valor e raça. No 1º novilho andou valente e com muita técnica diante do complicado erale, rematando a faena com uma meia estocada efectiva, sendo no final premiado com uma orelha. Já no segundo as coisas foram diferente, inspirado e com muitas ganas o jovem novilheiro recebeu o seu oponente com uma arriscada larga afarolada de joelhos, para depois lancear com bonitas verónicas e rematar com uma ajustada revolera , com a muleta iniciou com bonitos estatuários sem se mover do mesmo sitio onde meteu desde logo o publico no “bolso”, a faena veio sempre a mais, com um toureio sério e renovado muito cerca dos pitons do novilho e onde os naturais eram largos e templados, a faena sempre acompanhada por “Olés” do público. Paco terminou a faena com umas ajustadas manoletinas, já na sorte suprema o novilheiro “borrou a pintura” pinchando 4 vezes o novilho e perdendo os máximos troféus, mas nem por isso o publico deixou de pedir a orelha que não foi concedida pelo presidente!! Paco Velásquez deu ainda assim uma triunfal volta ao ruedo com os gritos do público “Torero, torero……”

Espinosa de Henares (Guadalajara)

 4 Novilhos de Juan Barriopedro (complicados 1º e 2º)

Paco Velásquez – 1 orelha / volta ao ruedo depois de petição de orelha

Fernando Adrian – silencio / orelha

Paco Velásquez conta ainda este mês com algumas novilhadas que oportunamente divulgaremos as datas…

 

 

Nota* - O joven novilheiro fez assim a sua primeira actuação depois de sair da escola de toureio de Espartinas…Paco apesar de  jã nao se encontrar na escola de Espartinas segue ainda assim tendo o apoio da familia”Espartaco”….

 

  

 

PACO VELÁSQUEZ CONQUISTA 2 ORELHAS

EM LINARES DE LA SIERRA

 

 

 

No Sábado, 27 de Junho, o novilheiro português Paco Velásquez, conquistou mais duas orelhas com forte petição de rabo, na castiça praça de toiros de Linares de La Siera, numa novilhada sem picadores, integrada nos festejos de promoção de novos valores das escolas taurinas andaluzes.

Recebeu o seu novilho por suaves veronicas e duas meias, carregadas de ímpeto, a rematar o tércio de capote.

Nas bandarilhas, convidou Chamaco a dividir o tércio, tornando um momento deveras português por terras de Espanha, cravando de forma correcta.

Iniciou a sua lide nos médios, de joelhos, por derechazos, começando o novilho a vir a menos. Pelo lado esquerdo, toureou a gosto e seguro, rematando as séries por trincherazos. Por redondo, levou o novilho embarcado no voo da muleta, chegando às bancadas. No término da sua faena, desenha manoletinas ajustadas e já com a espada de matar, levou o novilho até às tábuas por ajudados por alto, dando a estocada final.

Com uma forte ovação, foi-lhe concedido duas orelhas com petição de rabo.

 

Foram lidados 6 novilhos de D. Pedro Fernandez Rodriguez, para os novilheiros:

Paco Velásquez (Escola de Espartinas) – 2 orelhas com petição a rabo

Martin Liñan “Peraltita” (Escola de Sevilha) – 2 orelhas e rabo

Ferrater Beca (Escola de Sevilha) – 1 orelha

Álvaro Gil (Escola de Sevilha) – 1 orelha

Manuel Rodriguez (Escola de Sevilha) – 2 orelha e rabo

“Chamaco” (Escola de Sevilla) – 2 orelhas

 

 

 

 

PACO VELÁSQUEZ SEM SORTE NO CAMPO PEQUENO

 

 

 

 Ao novilheiro Paco Velásquez, calhou-lhe em sorte um novilho complicado, manso e brusco nas arrancadas, recebendo-o por verónicas perfumadas e chicuelinas.
Na sua faena de muleta, iniciou-a por baixo cuidando a investida do novilho, levando-o até aos médios, sacando alguns derechazos com pormenor. Com uma investida brusca e total desprezo ao engano, ao novilheiro foi-lhe difícil ligar faena, passando à famigerada bandarilha.

 

Texto: www.solesombra.com

Imagens: Joao silva - www.joaopsilva.com  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 


 

 

 

PACO VELÁSQUEZ CONQUISTA ORELHA COM FORTE PETIÇAO DA SEGUNDA

NA MONUMENTAL DE BARCELONA

 

 

 

No Domingo passado, 7 de Junho o novilheiro português Paco Velásquez, conquistou mais uma orelha com forte petição da segunda na Monumental de Barcelona numa novilhada sem picadores com o patrocínio da Fundação El Juli.

Neste festival participaram alunos das escolas de toureio de Espanha, Portugal e França.

O novilho que lhe coube em sorte, saiu complicado, mas Paco Velásquez de forma segura e com entrega, conseguiu suplantar-se ao seu oponente, criando uma faena alegre, deixando boas notas e com a promessa de voltar a integrar cartel na mesma praça.

Muito aplaudido, foi-lhe concedido uma orelha, mas por capricho de autoridade do director de corrida, não lhe foi concedida a segunda orelha, sendo este assobiado pelo público em sinal de desagrado por tal decisão.

 

Foram lidados  6 novilhos Manolo Vázquez (desiguais de comportamento, melhor o lidado em 2º lugar)  para os novilheiros:

Francisco Hidalgo (Escola da Catalunha) - Volta

Ángel Puerta (Escola de Guadalajara) – 1 orelha

Miguel Cuartero (Escola de Arganda 'Fundación El Juli') - Volta

Álvaro Gil (Escola de Sevilha) – 1 Orelha

Paco Velásquez (Fundação Joao Alberto Faría de Portugal) – 1 Orelha com forte petição para a segunda

Mateo Julián (Escola de Nimes) – ovação

 

 

 

 

As suas próximas actuações serão em Arruda dos Vinhos, dias 13 e 14 de Junho e no Campo Pequeno, dia 18 de Junho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paco Velásquez prepara-se na Ganadaria de D. Victorino Martin

O jovem novilheiro Português esteve presente na passada quarta-feira na emblemática ganadaria de D. Victorino Martin, afim de se preparar para os próximo compromissos importantes de esta temporada (Barcelona 7 de Junho, Campo Pequeno 18 de Junho…), Paco tentou ao lado de Juan António Ruiz “Espartaco” e o colombiano Luís Bolivar.

 

 

(Na foto Paco Velásquez executando un natural a uma vaca da Ganadaria de D. Victorino Martin)

 

 

 

Paco Velásquez distinguido na Gala da Tertúlia "O Piriquita" com o troféu "Novilheiro Revelação"

 

 

 Paco Velásquez foi ontem distinguido em Arruda dos Vinhos na Gala da “Tertúlia o Piriquita” com o prémio “Novilheiro Revelação”. Paco começa assim então a sua temporada da melhor maneira…

 

 

 

 

 

 

 

Paco Velásquez en "Gran Momento"

 

 

(Na Foto Paco Velásquez tentando um Toiro na Ganadaria de "Nuñez del Cuvillo")

Paco Velásquez este na passada semana em diversas Ganadarias ( La Quinta, Albarreal, “Espartaco” ) preparando-se para esta temporada, onde pudemos ver um Paco Velásquez renovado, muito bem fisicamente e a atravessar um grande momento… Em todos os tentaderos deixou constância do seu bom toureio e resolvendo os problemas com as vacas mais complicadas com uma muita firmeza e técnica, aperfeiçoada durante este Inverno com o seu Maestro António Ruiz “Espartaco Padre”.

  

Paco Velásquez estreia novo espaço Web


 

 

 O jovem novilheiro passou todo este Inverno junto ao seu Maestro António Ruiz "Espartaco" em diversos tentaderos preparando a sua temporada, o próprio novilheiro adiantou que: "Este é o meu ano, encontro-me bastante preparado fisicamente, e mais mentalizado que nunca! O resultado deste inverno no campo e bastante positivo, evolui bastante no campo, e esta temporada vai-se reflectir todo esse trabalho que tivemos…”

 

Paco Velásquez em Cáceres "TRIUNFO SEM ESPADA"

 

 

No passado Domingo (20/12/09), pelas 12.00 horas espanholas, realizou-se uma grandiosa novilhada sem picadores, na Praça de touros de Cáceres, onde Paco Velásquez toureou um erale da ganadaria de Guadalest, alcançando o reconhecimento de público pela sua  faena alegre e torera, com bonitos apontamentos e entrega!

 

Deu início à sua lide por quatro verónicas templadas com raça, rematando o quite por quatro revoleras de sapatilhas coladas ao chão.

Houve disputa na arena, contagiando o público, tendo o toureiro português respondendo ao quite no meio da arena por gaoneras ajustadas, remantado por um farol.

De muleta começou por alto de pés juntos, aproveitando a boa investido do novilho.

Desenvolveu faena por derechazos, sacando quatro séries pelo pitón direito, remantando sempre com passes de peito e passes de desprezo.

Pelo lado esquerdo, desenhou duas séries,  revelando o novilho uma investida mais curta. Encurtando os terrenos, rematou com um redondo por trás e dois passes de peito de joelhos, terminando com um desplante de joelhos em chão, sem o “engano”em mãos.

Já com o estoque de matar, adornou-se com cindo manoletinas e preparou-se a matar, tendo conseguido estocada inteira, mas não decisiva, obrigando o novilheiro a repetir a sorte, acabando por espinchar duas vezes. Acabaria com uma estocada inteira, caindo o novilho sem puntilla.

O público ovacionou o jovem toureiro, mas por sua exigência, entendeu não dar volta ao ruedo.

 

Paco Velásquez saiu em praça com José Nuñez “El Pilo”, Rafael Cerro, Fernando Adrian, Juan Leal, Mário Palácios.

 

Com esta novilhada, Paco Velásquez termina a sua temporada de 2009, com onze espectáculos, ficando assim em primeiro no escalafón em Portugal.